FG News: Orar em postos fez cair preço da gasolina, diz grupo dos EUA

Postado em: 18-08-2008 Um grupo evangélico de oração dos Estados Unidos está dizendo ser o responsável pela recente diminuição do preço da gasolina no país, depois de passar meses orando em postos de combustível.

O grupo Pray at the Pump (‚ÄúOra√ß√£o na bomba de gasolina‚ÄĚ, em tradu√ß√£o livre), organizado pelo ativista evang√©lico Rocky Twyman, come√ßou a se reunir para orar pela queda dos pre√ßos dos combust√≠veis em abril.

Desde então, o preço da gasolina nos Estados Unidos caiu de mais de US$ 4 o galão (aproximadamente 3,79 litros) para US$ 3,8.

‚ÄúN√≥s n√£o temos ningu√©m para pedir ajuda, a n√£o ser Deus‚ÄĚ, disse Twyman √† BBC. ‚ÄúN√≥s temos que entregar esses problemas a Deus e n√£o ao homem.‚ÄĚ

‚ÄúPeregrina√ß√£o‚ÄĚ

A primeira ‚Äúperegrina√ß√£o‚ÄĚ a um posto de gasolina mobilizou membros de uma igreja adventista de Petworth, um sub√ļrbio de Washington. Twyman liderou o grupo, levando-o a um posto Shell local.

Nos meses seguintes, Twyman liderou preces em postos em v√°rias outras regi√Ķes do pa√≠s.

‚ÄúN√≥s est√°vamos em Huntsville, no Alabama‚ÄĚ, lembrou o ativista. ‚ÄúN√≥s terminamos de rezar. Imediatamente os donos sa√≠ram e mudaram o pre√ßo da gasolina. Eles abaixaram. N√≥s (tamb√©m) tivemos um sucesso maravilhoso em St. Louis, Missouri.‚ÄĚ

Nesta semana, o Pray at the Pump voltou ao local da primeira ora√ß√£o para comemorar. Eles cantaram uma conhecida m√ļsica religiosa dos Estados Unidos, We shall Overcome (‚Äún√≥s devemos superar‚ÄĚ, em tradu√ß√£o livre), mudando a letra dela, incluindo a frase we‚Äôll have lower gas prices (‚Äún√≥s teremos gasolina a pre√ßos baixos‚ÄĚ).

H√°bitos mudados

Twyman revelou que ele e seus colegas admitem que mudaram seus hábitos como motoristas por causa da alta do combustível.

‚ÄúN√≥s n√£o acreditamos apenas em ora√ß√£o, porque acreditamos que ter f√© sem fazer nada n√£o tem efeito nenhum. Ent√£o, incentivamos as pessoas a dividir o mesmo carro e se organizar melhor, porque (a queda do pre√ßo) √© uma combina√ß√£o da f√© com esses fatores.‚ÄĚ

Para o ativista, é possível abaixar ainda mais os preços. Por isso, vai continuar orando.

‚ÄúN√≥s apenas agradecemos a Deus por nos aben√ßoar com pequenas vit√≥rias e esperamos que venham coisas maiores.‚ÄĚ

Fonte: BBC Brasil