Os moradores que circundam o prédio do antigo Bingo Uberaba Palace, na avenida Leopoldino de Oliveira, em Uberaba, Minas Gerais, estão em polvorosa com a abertura da Igreja Universal no local.

Segundo eles, quando a igreja ocupou o espaço alguns anos atrás, a região perdeu o sossego, devido ao barulho dos cultos e as pessoas da igreja que ficavam na porta do templo e dos prédios abordando os transeuntes. Uma das moradoras se dispôs a falar com a reportagem e revelou que na época foram feitos vários abaixo-assinados e boletins de ocorrência.

Segundo a jornalista Donátila Angélica de Souza, a situação chegou ao ponto de moradores brigarem com os obreiros da igreja na calçada. “Foi um verdadeiro martírio para nós. Perdemos a conta de boletins de ocorrência e denúncias que fizemos. Não tínhamos nem o domingo de sossego, já que começam cedo o culto. E esta foi a segunda vez, já que eles ocuparam o espaço ao lado do banco antes e foi a mesma coisa. Já estamos nos mobilizando e se acontecer o mesmo daquela época, com certeza não teremos uma boa convivência, pois vamos chamar Patrulha do Silêncio, polícia e quem for de direito”, garantiu ela. Ainda de acordo com a jornalista, quando o bingo foi montado, os moradores ficaram receosos da situação, mas os problemas não ocorreram devido ao tipo de acústica feita pelo empresário. Donátila revelou ainda que “alguns moradores já estão pensando, inclusive, em vender os imóveis, para não terem que passar pelos mesmos problemas”.

Em contato com o pastor Roberto Costa, da Igreja Universal, ele garantiu que a acústica do prédio está perfeita, inclusive que o som tem sido testado dentro do que exige a lei. “Para alguém escutar o culto, vai ter que entrar aqui. Lá fora não se ouvirá nada. Não queremos importunar os vizinhos e estamos abertos a atender a quem for”, disse ele. Costa também afirmou que a igreja está cumprindo rigorosamente a lei da prefeitura que trata de sonorização. Ele explicou que das 7h às 18h, o volume permitido é de 70 decibéis, e das 18h às 22h, 60 decibéis. Segundo ele, “todos os testes estão sendo feitos para garantir que nenhum barulho chegue à rua”.

A nova sede da Igreja Universal será inaugurada sexta-feira, às 18h. O prédio comporta 760 pessoas sentadas, mas tem capacidade, se adequado, para abrigar 1.200. De acordo com as informações, este não será o único investimento da igreja na cidade. Através de corretores, os pastores estão em busca de um terreno de dois mil a três mil metros quadrados, que fique a 300m do centro, para construir uma catedral da Igreja Universal em Uberaba. Este novo templo deve abrigar até 1.800 pessoas.

Fonte: JM Online