O Patriarca da Igreja Ortodoxa Romena, Teoctist, faleceu nesta segunda-feira, aos 92 anos, vítima de uma parada cardíaca após uma cirurgia de próstata no Hospital Fundeni de Bucareste, informaram fontes da Igreja.

O metropolita da região de Banato, Nicolae Corneanu, se encarregará interinamente do governo da Igreja até a eleição do novo Patriarca.

Eleito hierarca supremo da Igreja Ortodoxa Romena em novembro de 1986, Teoctist entrou na história como o primeiro chefe de uma Igreja ortodoxa que recebeu a visita do papa João Paulo II, em maio de 1999.

Depois do grande cisma de 1054, pela primeira vez foram dados passos concretos para a reconciliação entre a Igreja ortodoxa e a Igreja católica.

O nome de Teoctist está ligado também à reedição da Bíblia de Bucareste e ao projeto da construção em Bucareste de um grande edifício de culto, a Catedral da Nação, que ainda está pendente.

O presidente romeno, Traian Basescu, expressou seu pesar e tristeza pela morte de Teoctist, a quem elogiou pelo ‘momento de esperança’ que representou seu encontro com o papa na história universal do cristianismo, bem como por seu calor humano, como líder espiritual de todos os romenos.

O primeiro ministro, Calin Popescu Tariceanu, membros do governo e chefes de partidos políticos expressaram o pesar pela morte do Patriarca Teoctist.

Tecotist, cujo nome de Batismo é Toader Arapasu, o undécimo filho de uma família pobre da Moldávia, entrou na ordem monástica com 13 anos de idade, antes de fazer seus votos no mosteiro de Bistrita Neamt, em 1935.

Com estudos de Teologia em Bucareste e Letras e Filosofia, Toader Arapasu subiu todos os degraus da hierarquia eclesiástica, de sacerdote a bispo vigário do Patriarcado, arcebispo de Iasi, metropolita da Moldávia e Suceava, antes de aceder à liderança máxima da Igreja na Romênia.

O corpo do patriarca está sendo velado na catedral metropolitana de Bucareste, onde muitos fiéis estão reunidos para os serviços religiosos que se celebram ininterruptamente até a hora do enterro.

Fonte: Rádio Vaticano