Del Delker morreu aos 93 anos, nos Estados Unidos.
Del Delker morreu aos 93 anos, nos Estados Unidos.

Na última quarta-feira (31) faleceu a cantora Del Delker, aos 93 anos, na cidade de Porterville, Estado da Califórnia, Estados Unidos. Considerada um ícone da música adventista no mundo inteiro, ela carregou em sua história fatos muito interessantes.

No ano de 1924, a Igreja Adventista era uma organização com pouco mais de 238 mil membros pelo mundo. A data marca apenas seis anos da Primeira Guerra Mundial, mesmo ano em que o futuro ditador alemão Adolfo Hitler era condenado por uma tentativa frustrada de tomar o poder na região da Baviera.

Foi justamente em 1924 que nasceu a contralto adventista Ardella V. Delker, futuramente chamada de Del Delker. Ela foi participante do programa de rádio “A Voz da Profecia” (nos Estados Unidos), cantando ao lado dos integrantes do The King’s Heralds (projeto precursor do ministério desenvolvido no Brasil pelos Arautos do Rei).

Del ingressou no programa de rádio em 1947 e, ao longo do tempo, ficou conhecida pela interpretação de hinos tradicionais como “Under His Wings” e “Day by Day”, além de clássicos mais atuais como “I Will Pilot Thee” e “He Touched Me”, muitos deles presentes no hinário cristão, sendo conhecidos, de forma geral, em todo o mundo evangélico.

Ted Wilson, presidente mundial adventista, escreveu: “Que nossos músicos adventistas e cada um de nós se concentrem nas características encantadoras da abordagem gentil e emocionada do Del Delker, que levou muitas pessoas à sala do trono dos céus”.

Já Joêzer Mendonça, doutor em Musicologia, ressalta que Del Delker havia participado de programas de rádio adventistas pioneiros no Brasil. Ela cantou solos em português, ou acompanhando o quarteto brasileiro Arautos do Rei. “Note a expressividade e a elegância do canto de Del Delker”, salientou.

Ouça a interpretação do hino “Foi Assim”, em português, na voz de Del Delker:

Fonte: Guia-me