O cantor gospel Edwin Hawkins, conhecido pela canção
O cantor gospel Edwin Hawkins, conhecido pela canção "Oh Happy Day"

Estrela da música gospel norte-americana, Edwin Hawkins morreu nesta segunda-feira (15) aos 74 anos em sua casa em Pleasanton, na Califórnia. O músico sofria de câncer no pâncreas, informou seu agente às agências de notícias.

Foi com a sua banda Edwin Hawkins Singers que ele ganhou o Grammy de melhor performance gospel e levou o grupo a ficar reconhecido internacionalmente, interpretando Oh Happy Day, adaptação de um hino gospel popular nos Estados Unidos e que se tornou um grande sucesso em 1969. É considerado um hino gospel dos Estados Unidos.

O grupo havia lançado o disco Let Us Go into the House of the Lord, que continha a música, voltado inicialmente para o público religioso, mas viu o sucesso crescer depois que as rádios de San Francisco começaram a tocar a canção. Ao longo dos anos, a música ganhou várias versões de artistas como Glen Campbell, Elvis Presley e Johnny Mathis.

“Oh Happy Day” voltou às paradas em 1992 como trilha sonora do filme “Mudança de Hábito”, estrelado por Whoopi Goldberg. No filme, ela é uma cantora que vai parar em um convento disfarçada de freira e acaba revolucionando o coral local.

Fonte: UOL