A coluna de Lauro Jardim no espaço online da revista Veja, da Editora Abril, deixou claro que a motivação para o cancelamento da festa do Troféu Promessas pela Rede Globo foi financeira. O caso foi abordado na última quarta-feira (20).

“Apesar de ter um faturamento bilionário, a Globo não quis gastar parcos 280.000 reais para montar o evento no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói [RJ]”, publicou o jornalista. No mesmo dia, Jardim ainda acrescentou: “a Globo entrou em contato e informou que não bancaria o evento, apenas apoiaria com mídia gratuita em rede nacional”.

No início deste mês de novembro, um comunicado oficial, publicado no site da premiação, avisava sobre a alteração no formato da entrega. Este esclareceu: “O troféu será encaminhado diretamente aos vencedores. Trabalharemos a comunicação para que os artistas premiados tenham ampla divulgação, e o reconhecimento merecido”.

Os vencedores da edição 2013 foram Fernanda Brum (melhor cantora); Anderson Freire (melhor cantor); Arautos do Rei (melhor grupo); Pedras Vivas (melhor Ministério de Louvor); Novo Dia, Novo Tempo do Renascer Praise (melhor DVD); Nosso Deus de Gui Rebustini (melhor música e melhor vídeo clipe); Gui Rebustini (revelação); Creio do Diante do Trono (melhor CD); Histórias e Bicicletas do Oficina G3 (melhor CD de Rock) e Mariana Ava (vencedora da categoria dos independentes Pra Curtir, disputada na rede social Facebook). Segundo a organização, na segunda fase, foram mais de 5 milhões de votos.

No dia 9 de novembro, o espaço Religiosamente do jornal Folha de São Paulo mostrou o ‘jogo de empurra’ entre a Rede Globo e a empresa Quartel Design, que auxiliou na assessoria de imprensa da premiação. Ninguém assumiu a responsabilidade pelas mudanças. Anna Virginia Balloussier afirmou em seu texto que a estatueta seria entregue aos vencedores pelo correio. A jornalista lembrou várias tentativas incertas da emissora em aproximar do público cristão, como tentar colocar uma mocinha evangélica nas novelas, a criação do Feira Internacional Cristã (FIC) e o próprio Promessas, com a realização do Troféu e dos Festivais.

A cerimônia do dia 13 de novembro, que foi cancelada, era anunciada como parte da programação de comemoração dos 440 anos da cidade vizinha ao Rio de Janeiro, Niterói (RJ).

[b]Fonte: The Christian Post[/b]