A Assembléia Legislativa aprovou, na semana passada, projeto de lei do deputado Lourival Mendes (PTdoB) que dispõe sobre o reconhecimento dos eventos gospel como cultura no Estado do Maranhão.

Ao justificar o seu projeto, Lourival Mendes diz que o movimento gospel, diferente dos cultos, tem atraído para si uma grande agitação espiritual, envolvendo shows gospel, marchas proféticas e vigílias que, no decorrer dos anos, se perpetuaram como elementos intrínsecos da cultura do povo evangélicos neste país. Segundo ele, não é à toa que a consolidação do movimento gospel no país vem difundindo-se nos mais diversos seguimentos da sociedade.

”Os evangélicos são grupos formadores positivos da sociedade brasileira, participantes de forma efetiva, no processo de criatividade e do bem-estar do ser humano”, disse Lourival Mendes. Ele enfatiza que este projeto de lei consolida de uma vez por todas a pretensão do povo evangélico do Maranhão que quer ver os seus direitos culturais, já aprovados pela sociedade, também aprovado pelos poderes constituídos do Estado, como reconhecimento do processo de evolução da cultura maranhense.

Para o presidente da Associação de Ministro do Evangelho do Estado do Maranhão, José Carlos Castelo Branco, que esteve na Assembléia hoje em companhia de outros membros da igreja, para conversar com o presidente João Evangelista, esse projeto tem um grande significado para o seguimento evangélico.

“É anseio de toda a comunidade evangélica que projeto dessa natureza tivesse sido já aprovado porque nós também temos a nossa cultura, nós temos as nossas festas que são os nossos eventos. Nós pagamos festas como o carnaval e bumba boi que nós não concordamos; então, se nós estamos pagando também essas festas, porque não os poderes públicos destinarem recursos para as nossas festas?” questiona José Carlos Castelo Branco. Ele lembra que no próximo sábado vai acontecer no Multicenter Sebrae o evento gospel São Luís Diante do Trono, que envolve toda comunidade evangélica.

O presidente João Evangelista, que elogiou o projeto de Lourival Mendes, disse ter certeza que o governador José Reinaldo sancionará a proposição.

Fonte: Jornal Pequeno – Maranhão