Na Polònia, pela módica cifra de pouco mais de 1 euro, é possível “assistir” à missa diretamente no celular, graças à iniciativa de uma paróquia da localidade de Lublin, leste do país, que se propôs levar a Palavra de Deus a todos os rincões da Polônia e da Europa.

“Transmitimos todas as eucaristias para celulares, ainda que recordando a importância de se participar da santa missa mediante a própria presença na igreja” _ recordou Pe. Florian Gruca, pároco da igreja de Lublin, idealizador da iniciativa.

Pe. Gruca explicou que a idéia nasceu graças a um dos paroquianos _ Andrzej Filipowicz _ diretor de uma empresa de tecnologia multimedial, segundo informa, nesta sexta-feira, o diário “Dzennik”.

“Colocamos uma câmara e um microfone na paróquia, a fim de que pudéssemos transmitir imagem e som da celebração eucarística, para quem desejasse receber os vídeos em seus celulares” _ revelou Filipowicz. O serviço _ segundo ele _ já conta numerosos usuários e não apenas na Polônia.

“Há pessoas que solicitam o download desses vídeos, de lugares exóticos e distantes, como o Laos e a China, e também da Inglaterra e da Irlanda, onde há uma significativa população de emigrantes poloneses” _ acrescentou.

Para Pe. Florian Gruca, é necessário que a Igreja se adapte aos novos tempos e faça uso das novas tecnologias , para fazer chegar a Palavra de Deus a todos aqueles que não querem se locomover para ir até a paróquia mais próxima.

Fonte: Rádio Vaticano