A paixão e entusiasmo pelo Brasil levaram a americana Lori McHugh a participar de um projeto comunitário. Junto com mais 11 pessoas, ela embarca neste mês de outubro para a pequena comunidade de Barcelos do Sul, Bahia, para participar da Missão Evangélica de Assistência aos Pescadores (MEAP).

O grupo vai construir casas e ajudar na educação e saúde da localidade. Quatro brasileiros vão fazer parte desta bela missão.

O grupo faz parte da Walnut Hill Community Church de Bethel, Connecticut, que vai trabalhar em conjunto com a MEAP. O projeto está sendo coordenado pela Servant Hands, Inc. A viagem está marcada para o dia 26 de outubro. Serão dez dias de convivência com a isolada comunidade de pescadores de Barcelos do Sul, localizada ao sul de Salvador. “São duas horas de barco a partir de Salvador”, contou a animada Lori.

As pobres casas de barro serão substituídas por casas de cimento, com portas de madeira. “Cada casa terá dois quartos, uma cozinha e um banheiro”. Além disso, o grupo também ajudará a prover saneamento básico e eletricidade. Alguns dos membros do grupo são construtores, atividade que Lori confessou não dominar, mas nem por isso está desanimada. “Posso fazer qualquer coisa, construir casas, brincar com as crianças…”.

O maior objetivo do grupo é estender a mão ao próximo. “Só queremos servir e mostrar que alguém se preocupa com eles”. A preocupação se estende ao auxílio médico/odontológico. “As crianças aprenderão a escovar os dentes”. Dona de uma alegria contagiante, Lori nem está se importando de dormir numa casa da própria comunidade, para atingir seu objetivo.

Conhecendo o Brasil graças ao projeto

Não é difícil descobrir porque o Brasil desperta tanto interesse em Lori. A filha dela morou em Fortaleza, Ceará, Salvador e São Carlos, São Paulo. “Agora vive em Nova Iorque, cercada de vizinhos brasileiros e turcos”. Assim que ouviu falar da missão para o Brasil, Lori tratou de se candidatar. “Eu tinha que arranjar um jeito de ir ao Brasil”, disse Lori, que está na contagem regressiva.

A MEAP é uma entidade social sem fins lucrativos que atende às comunidades carentes de pescadores artesanais do litoral brasileiro. A MEAP Bahia foi criada no dia 14 de abril de 1991 e conta atualmente com 23 obreiros e 6 estagiários. Várias igrejas estão envolvidas no projeto, levantando recursos e enviando equipes.

Para que a missão da Igreja Walnut Hill se concretize são necessárias doações, que custearão as passagens aéreas e o material para construir as casas. O preço de cada casa fica em torno de mil. As despesas de alimentação e hospedagem ficarão por conta da MEAP.

As contribuições estão sendo recebidas pela Servant Hands Inc. e podem ser abatidas no imposto de renda. O endereço para envio de doações é P.O. Box 250, Brookfield, CT 06804.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através dos telefones (203) 775-5185 e (203) 586-8410.

O site da Igreja Walnut Hill é www.walnuthillcc.org. Para conhecer o trabalho da MEAP acesse www.pescadores.org.br.

Fonte: Comunidade News