Mais uma rede de igrejas nos Estados Unidos aderiu à moda de utilizar a tecnologia para coletar dízimos e ofertas dos fiéis. Os interessados em doar quantias para a Arquidiocese Católica Romana de Cincinnati agora podem fazê-lo também pela internet.

“É um modo de tornar as coisas um pouco mais fáceis para as pessoas e para que elas sejam um pouco mais regulares em suas doações na igreja”, afirma o arcebispo Daniel Pilarczyk.

Entretanto, segundo ele, a tecnologia não vai substituir o método tradicional: a coleta durante as missas.

Com o uso da doação on-line, a diocese se une a um grupo de igrejas do país que está usando a tecnologia com esse fim. Em St. Louis, algumas igrejas aderiram a sites que oferecem o serviço de doações on-line. Outras, como na Geórgia e na Califórnia, já dispõem de caixas eletrônicos e máquinas de cartão de crédito em suas sedes.

Segundo essas igrejas, esse tipo de doação é uma resposta às mudanças existentes na sociedade, com as pessoas carregando menos dinheiro e utilizando outros meios para fazer transações financeiras.

O programa de doações on-line de Cincinnati foi criado como parte do Catholic Ministries Appeal, que financia programas como seminários, aposentadorias de membros da igreja e obras sociais.

De 2,5 centavos a 4 centavos de cada dólar doado serão utilizados para custear a tecnologia envolvida, como servidores e o sistema de segurança utilizado.

Fonte: Folha Online