O Papa Bento XVI terminou sua segunda encíclica, que falará do tema da “esperança” e será publicada antes do Natal, revelou hoje o jornal “La Repubblica”.

Segundo o jornal, a segunda encíclica de Bento XVI tem o título provisório de “Spe Salvi” (Salvos graças à Esperança) e se inspira na carta de São Paulo aos romanos. A primeira encíclica do Papa foi “Deus caritas est”, de 2006.

Até agora se tinha afirmado que a próxima encíclica seria de “caráter social”, como confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, durante as férias do Papa.

Mas Bento XVI decidiu colocar este projeto de lado e antecipar uma encíclica “voltada para o coração dos cristãos, convidando-os a ter esperança, sem deixar se levar pelo pessimismo”, afirma o jornal.

O Pontífice trabalhou em sua encíclica durante suas últimas férias na localidade de Lorenzago di Cadore, na cordilheira alpina dos Dolomitas. A obra deve ser publicada antes do Natal.

O “La Repubblica” assegura que o documento já está em fase de tradução a vários idiomas e que, assim como a encíclica anterior, pode ter como data 8 de dezembro, festividade da Imaculada Conceição e aniversário do encerramento do Concílio Vaticano.

Fonte: EFE