Os dois ônibus “ateus” com a legenda “Provavelmente Deus não existe. Deixem de se preocupar e gozem a vida”, financiados pela associação catalã União de Ateus e Livre Pensadores (UAL), começaram a circular nesta segunda-feira pelas ruas de Barcelona, informou a imprensa espanhola.

As linhas urbanas 14 e 41 da capital catalã têm o anúncio, copiado de uma iniciativa análoga nascida em Londres alguns meses atrás. Como na Inglaterra, a campanha da UAL foi financiada por doações recebidas no site busateo.org.

Albert Ribas, presidente da associação, disse à ANSA que até ontem foram arrecadados 15 mil euros, em doações que vão de 3 a 550 euros.

Cerca de 2.500 euros foram usados para comprar o espaço publicitário nos ônibus de Barcelona durante 15 dias e para a fabricação dos cartazes.

Ribas confirmou também que a campanha se estenderá a Madri e Valência a partir do dia 26 de janeiro e em seguida, chega a cidades como Sevilha e Bilbao.

A associação catalã E-Cristians também começou a arrecadar fundos para uma campanha “crente”, também nos ônibus de Barcelona.

No sul de Madri circula desde o último 25 de dezembro um ônibus com um cartaz que se lê “Deus existe. Goze sua vida em Cristo”, financiado por uma pequena igreja evangélica de não mais de 60 fiéis.

Fonte: Ansa