O presidente Islam Karimov é o líder neste país que figura o 9º lugar na Classificação de países por perseguição. Com uma população de 27,5 milhões, a vida para os 208.500 cristãos é difícil no Uzbequistão, que tem um governo autoritário e o islã como religião oficial.

A pressão sobre os cristãos do Uzbequistão aumentou em 2010, e pode ser visto pelo número de ataques às igrejas, que resultaram em mais processos no tribunal. Multas por atividades religiosas ilegais foram até 100 vezes o salário mínimo mensal, e penas de prisão de curta duração (3-15 dias) foram dadas mais frequentemente como um castigo para atividades religiosas.

Tohar Haydarov, 27 anos, de uma igreja batista foi condenado a dez anos de prisão. Muitas igrejas perderam o seu registo e alguns edifícios. Além disso, os cristãos tem experimentado desemprego, agressões físicas, rejeição social e, muitas vezes, a expulsão da casa da família.

Pedidos de oração

• Ore pelos cristãos presos. Que o Senhor dê força e encorajamento e encha as suas vidas com o Seu amor.
• Ore para que o Senhor os proteja e ajude-os a se encontrarem.
• Alguns jovens cristãos foram identificados pela polícia quando tentaram se encontrar. Ore para que eles ainda tenham possibilidade de ter uma boa educação.

[b]Fonte: Missão Portas Abertas[/b]