Até quinta-feira, todas as igrejas católicas da cidade não estarão celebrando missas. O mesmo acontece em Votorantim, Salto de Pirapora, Piedade, Tapiraí, Araçoiaba da Serra, Iperó, Cerquilho, Boituva, Tietê e Porto Feliz, cujas paróquias também pertencem à Arquidiocese de Sorocaba.

De acordo com a assessoria de imprensa da arquidiocese local, o arcebispo metropolitano dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e cerca de 50 padres estão desde ontem na estância turística de São Pedro, pequena cidade localizada na região de Piracicaba (SP), para participarem de um retiro espiritual de preparação à Semana Santa.

O retiro, que acontece todos os anos, será realizado até quinta-feira. Nesta mesma data, os padres de Sorocaba e das cidades abrangidas pela arquidiocese já devem estar de volta.

As missas católicas só podem ser celebradas por padres. Por isso, até quinta-feira, as paróquias de Sorocaba e das outras dez cidades da região contam com celebrações, presididas por diáconos ou pelos ministros da Palavra e realizadas nos mesmos horários das missas já estabelecidos pelas igrejas.

As celebrações são semelhantes às missas, com cantos, homilia e leituras. Porém, a consagração à hóstia só pode ser feita por um sacerdote ou bispo.

Fonte: Jornal de Sorocaba