O governo palestino determinou nesta quarta-feira o cancelamento de um programa infantil de uma emissora de TV do Hamas em que um “sósia” do Mickey Mouse prega a destruição de Israel e afirma que o Islã vai “comandar o mundo”.

“Pioneiros do Amanhã”, que recebia queixas de grupos israelenses, tem um apresentador, Farfur, vestido com uma fantasia que lembra a do célebre personagem de Walt Disney.

Ele e uma jovem co-apresentadora instruem seus pequenos espectadores sobre o tipo militante de piedade islâmica do Hamas.

“Vamos restaurar esta nação e sua glória, e vamos libertar Al Aqsa [mesquita em Jerusalém], com a vontade de Alá, e vamos libertar o Iraque, com a vontade de Alá, e vamos libertar os países muçulmanos invadidos por assassinos”, disse Farfur em um programa.

Depois das queixas de entidades israelenses, que atraíram a atenção também fora da região, o ministro palestino da Informação, Mustafa Barghouthi, disse ter determinado a suspensão de “Pioneiros do Amanhã” para que seu conteúdo fosse revisto.

“Exigi que o Hamas suspenda o programa, e eles o retiraram, porque era errado usar um programa dirigido às crianças para passar mensagens políticas”, disse Barghouthi, um político independente no governo liderado pelo Hamas.

“Qualquer órgão da mídia que violar a lei palestina de telecomunicações será penalizado pelo Ministério da Informação”, afirmou ele à Reuters.

Fonte: Reutes