O papa Bento 16, de 82 anos, foi levado a um hospital nesta sexta-feira com uma pequena fratura no punho, após ter sofrido uma queda na casa onde passa férias, em Val d’Aosta, no norte da Itália.

Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o acidente não foi grave e o papa chegou ao hospital andando, acompanhado de seu secretário pessoal.

Ainda de acordo com Lombardi, a queda ocorreu depois que Bento 16 escorregou no banheiro.

O papa, que tem 82 anos, está passando férias em uma casa de campo feita de pedra e madeira, com vista para o Mont Blanc, nos Alpes.

Médicos informaram à imprensa que o papa realizou uma radiografia do punho e foi verificada uma pequena fratura. Apesar do susto, o pontífice chegou ao hospital de Aosta caminhando.

Bento 16 passava férias na cidade de Les Combes, no Vale de Aosta, desde o começo da semana. Ele deve ficar na região até o fim de julho, quando seguirá para a residência de veraneiro de Castel Gandolfo (30 km ao sul de Roma).

O alemão Joseph Ratzinger, o 265º papa e o primeiro sumo pontífice alemão em 482 anos, está à frente da Igreja Católica desde 2005, quando foi eleito em substituição a João Paulo 2º, que morreu aos 84 anos.

O Vaticano informou que vai divulgar um novo comunicado depois que o papa for examinado no hospital.

Fonte: BBC Brasil e Folha Online