O Papa confirmou sua visita ao Brasil em julho de 2013, no entanto, devido à sua saúde debilitada, ele dispensou o protocolo de chefes de estado, se esquivando de dar declarações oficiais e de ter de viajar a Brasília para encontrar Dilma Rousseff.

O motivo da visita de Bento XVI ao país é a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28, um dos maiores encontros internacionais da igreja católica, que acontece a cada 2 ou 3 anos.

O evento é comandado pelo Vaticano, e será sediado no Rio de Janeiro. O local foi definido em agosto de 2011, durante a edição da jornada sediada em Madri, Espanha, entre os dias 16 e 21 de agosto.

“A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”, disse o Papa após anúncio.

A espera foi longa para os religiosos. O pedido de sediar o evento foi feito em 2007, quando o Papa visitou o Brasil.

Para a edição brasileira está prevista na programação catequeses, eventos culturais, momentos de partilha e vida comum, acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília dos jovens com o Papa e missa. O lema será “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19).

Mesmo em terras estrangeiras, os brasileiros marcaram presença na Jornada Mundial da Juventude, com cerca de 10 mil participantes em Madri.

O record de público do evento ocorreu em 1995, em Manila, localizada nas Filipinas, quando 4 milhões de fieis se reuniram. O evento ocorre desde 1984, e foi criado pelo Papa João Paulo II.

[b]Fonte: The Christian Post[/b]

Comentários