Nesta semana, de 05 a 07 de outubro, Paraty recebe, pela 1ª vez um evento literário dedicado ao público evangélico. Trata-se da Oficina de Idéias – Encontro Evangélico em Paraty (RJ).

A idéia surgiu a partir de uma reunião realizada pelo Conselho de Pastores do município onde estiveram presentes representantes da MK Editora, Sociedade Bíblica Internacional, entre outras. “Nos reunimos no ano de 2006 para estudar as possibilidades e criar o conceito de como desenvolveríamos a Feira”, explicou o coordenador do evento, Loacir Mello.

De acordo com o Loacir a Oficina de Idéias tem como objetivo, exaltar o nome do Senhor, fazer evangelismo local, gerando crescimento e adicionando conhecimento. “Durante os dias de evento teremos exposição de produtos das editoras, realizaremos oficinas com palestrantes para todos os segmentos dentro da igreja, tais como pastores, líderes, homens, mulheres, jovens, adolescentes, crianças e músicos. Nossa idéia é, tão somente, abençoar”.

A cidade que, desde 2003, é palco de um dos maiores eventos literários, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), é conhecida mundialmente pela beleza arquitetônica e pela descontraída hospitalidade. Contornada pelo mar azul-turquesa da baía da Ilha Grande e por grandes faixas intactas de Mata Atlântica, Paraty está localizada a aproximadamente quatro horas de carro do Rio de Janeiro e São Paulo. Esse antigo porto, de onde se enviava a maior parte do ouro do Brasil ao Velho Mundo, é uma cidade histórica que atrai muitos eventos culturais.

Entre os que estarão prestigiando a Oficina de Idéias estão os pastores Israel Belo de Azevedo (autor da MK Editora), pastor João Carlos Siqueira, pastor Benhour Lopes, doutora Sônia Pires, e doutora Miriam Ribeiro (MK Editora) A abertura oficial acontece na sexta-feira, 05/09, com muito louvor e adoração. No sábado acontecem, ao longo do dia, diversas oficinas, para o público de todas as idades. A música não poderia deixar de estar presente na feira. E, para celebrar o nome do Senhor foi convidado o Grupo Melosweet, que promete momentos de muita adoração na presença de Deus. Além do Grupo, participam do momento de louvor o Coral de Crianças e a Dupla Ebenézer.

No domingo, a doutora Miriam Ribeiro faz a última palestra do evento, dedicada aos casais, cujo tema é: “Matrimônio o Projeto Original de Deus”. O encerramento acontece, ainda na parte da manhã, com uma caminhada evangelística pela cidade.

Poucos locais poderiam ser mais agradáveis para sediar a Oficina de Idéias do que Paraty. Suas ruas de pedras propiciam encontros casuais proveitosos, enquanto restaurantes e lanchonetes sugerem um bate-papo descontraído. As pousadas e os serviços oferecem um excelente padrão de qualidade.

Confira a programação completa:

SEXTA-FEIRA 05/10

Abertura Oficial
Praça Matriz
19h – Louvor e Adoração com o Ministério das Igrejas Locais

SÁBADO 06/10

OFICINA DE HOMENS
Local: Auditório da Casa de Cultura.
9h30 – Tema: “Evangelismo Dinâmico” – Pastor Israel Belo de Azevedo
14h – Tema: “Missões Urbanas e Trnasculturais” – Pastor João Carlos Siqueira

OFICINA DE MULHERES
Local: Igreja Assembléia de Deus em Paraty
9h30 – Tema: “Saúde da Mulher” – Drª Sônia Pires
14h – Tema: “Diversidade e Importância do Ministério Feminino” – Alaid Schiavone

OFICINA DE JOVENS
Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores
14h – Tema: “Juventude Direcionando Forças e Evitando Armadilhas” – Pastor Edvaldo Nascimento

OFICINA DE MÚSICA E CANTO
Local: Igreja Presbiteriana
9h30 – Tema: “Louvor & Adoração” – Pastor Nelson Bomilcar

OFICINA DE ADOLESCENTES
Local: Colégio CEMBRA
14h – Tema: “O Melhor da Adolescência” – Eveline Ventura

OFICINA DE CRIANÇAS
Local: Colégio Millenium
13h – Coordenador André D’Haese – Editora ARCO

NOITE EVANGELÍSTICA
Local: Praça Matriz
19h – Melosweet, Dupla Ebenézer e Coral das Crianças

DOMINGO – 07/10

OFICINA DOS CASAIS
Local: Auditório da Casa de Cultura
10h – Tema: “Matrimônio o Projeto Original de Deus”
Preletor: Drª Miriam Ribeiro

ENCERRAMENTO COM CAMINHADA EVANGELÍSTICA
10h30 – Local de Concentração: Palco na Praça Matriz

Fonte: Elnet