O pastor Rick Warren, da Igreja Saddleback, anunciou na última semana o cancelamento do fórum com os candidatos à Casa Branca, o atual presidente Barack Obama e o mórmon Mitt Romney.

Warren afirma ter cancelado o fórum por causa percepção de que há um discurso “pouco cívico” das duas campanhas. Ele afirma que as campanhas atuais mostram campanhas negativas, o que é contrário ao objetivo do fórum.

O evento estava previsto para acontecer esta semana, e teria a duração de duas horas, onde cada candidato falaria com Warren durante 50 minutos. As coordenações de ambas as campanhas não emitiram ainda comentários oficiais sobre a decisão do pastor.

Warren já realizou sete fóruns de discussão com líderes mundiais. Recentemente, a megaigreja recebeu o ex-primeiro-ministro inglês Tony Blair para falar sobre fé, e o conflito no Oriente Médio. Warren também realizou um fórum para debater a Saúde Global, em 2008, com a participação do presidente George W. Bush.

O pastor afirmou porém que, apesar de cancelar o evento com os candidatos, pretende realizar um fórum de debates sobre a liberdade religiosa, em setembro. Evento que contará com representantes de diferentes grupos religiosos. Em uma entrevista para o jornal OC Register sobre o tema, Warren explicou que pretende dar um exemplo de civilidade.

[b]Fonte: Gospel+[/b]