O pastor Rick Warren (foto), líder da igreja Saddleback nos arredores de Los Angeles e autor do livro “The Purpose Driven Life”, um sucesso de vendas nos Estados Unidos, fará uma oração durante a cerimônia de posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, em 20 de janeiro.

Warren, que se reuniu durante a campanha eleitoral tanto com Obama quanto com seu rival republicano, John McCain, fará as orações ao lado do reverendo Joseph Jones, um integrante do movimento em favor dos direitos civis e fundador da Conferência de Liderança Cristã do Sul junto com o líder falecido Martin Luther King.

A cantora de soul Aretha Franklin e a pianista venezuelana Gabriela Montero serão algumas das estrelas que se apresentarão na cerimônia. Outros nomes que atuarão na festa serão o violinista israelense Itzhak Perlman e o violoncelista americano de origem chinesa Yo-Yo Ma. Perlman e Ma, junto com Montero e o clarinetista Anthony Gill, interpretarão músicas do compositor John Williams, autor de trilhas sonoras de filmes como “Guerra nas Estrelas” ou “Tubarão”.

Após a apresentação, Obama tomará posse diante do presidente da Suprema Corte dos Estados Unidos, John Roberts. O presidente eleito já antecipou que será empossado com o nome completo, Barack Hussein Obama, como fizeram seus antecessores imediatos, George W. Bush, Bill Clinton e George H. W. Bush.

Da cerimônia, na escadaria do Capitólio, também participará a poetisa Elizabeth Alexander.

Espera-se que mais de um milhão de pessoas vão a Washington para ver o evento, para o que será adotado um esquema de segurança excepcional.