Um levantamento feito pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) revela que os partidos políticos detêm o menor índice de credibilidade entre as instituições do país. De acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (10), 72% dos entrevistados disseram não confiar nos partidos.

O dado faz parte do Barômetro de Confiança, que analisa o grau de credibilidade dos brasileiros nas instituições e órgãos públicos do país.

A pesquisa colheu a opinião de 1.500 brasileiros maiores de 18 anos de todas as regiões do país. O levantamento, feito por telefone, aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho deste ano.

As Forças Armadas foi a instituição citada como a mais confiável na pesquisa, com 79%. Igreja Católica, com 72%, e Polícia Federal, com 70%, vêm em seguida.

Entre os que não possuem a confiança da população, Câmara dos Deputados e Câmara de Vereadores, aparecem logo após dos partidos políticos, sendo citadas por 68% dos entrevistados como não confiáveis. Ao todo, foram avaliadas 17 instituições.

Em nota, o presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, considerou o resultado como preocupante. “Não podemos ficar felizes com os resultados negativos, uma vez que não há democracia forte sem instituições capazes de atender as expectativas da sociedade”, afirmou.

Judiciário

O estudo também detalhou o nível de conhecimento dos entrevistados em relação ao funcionamento do Poder Judiciário. Os dados mostram que a maioria desconhece sua estrutura.

De acordo com o levantamento, apenas 8% dos entrevistados disseram conhecer bem o funcionamento do Judiciário, 45% afirmaram conhecer mais ou menos e 18% reconheceram desconhecer totalmente sua forma de atuação.

A pesquisa sobre o grau de confiança da população nas instituições do país deve ser realizado a cada três meses pela associação em parceria com o Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas).

Fonte: Folha Online