A imagem dos Estados Unidos piorou na maioria dos países do mundo, entre eles os latino-americanos, segundo um estudo publicado ontem, que revela que a chegada de um novo governante poderia mudar essa percepção.

O presidente do Centro de pesquisa Pew, Andrew Kohut, apresentou hoje um relatório elaborado a partir 24 mil pesquisas realizadas em 24 nações para analisar a visão do resto do mundo sobre os EUA, sua política externa e outros assuntos como a economia global.

Em 18 desses 24 países a percepção sobre os EUA piorou nos últimos anos, incluindo em Brasil, Argentina e México, que foram selecionados como “os mais representativos da América Latina”.

Segundo o documento, menos da metade dos entrevistados nestas três nações tem uma visão positiva sobre os EUA e sua popularidade caiu em quase dez pontos em relação ao ano passado.

Assim, no Brasil e na Argentina, embora o dado revele uma melhora em relação ao ano anterior, sua avaliação é de 22%. No México, caiu de 56% em 2007 para 47% em 2008.

Fonte: EFE

Comentários