O arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja Anglicana, Rowan Williams, se reunirá no dia 23 de novembro com o Papa em Roma, confirmou hoje o Palácio de Lambeth, sua residência oficial em Londres.

Williams e Bento XVI farão sua primeira reunião oficial com o objetivo de reforçar os laços entre as duas Igrejas, como parte de uma visita que o arcebispo fará a Roma entre 21 e 26 de novembro.

Segundo a imprensa britânica, o primaz e o Santo Padre tentarão consolidar vínculos que estiveram submetidos a tensões ultimamente por polêmicas relativas à ordenação de mulheres e homossexuais.

Além disso, espera-se que Williams e Bento XVI anunciem uma nova rodada de conversas de unidade que ajudem a pôr fim às disputas teológicas que dividem anglicanos e católicos desde a reforma protestante.

A viagem do líder anglicano coincide com o 40º aniversário da reunião entre o Papa Paulo VI e o então arcebispo de Canterbury, Michael Ramsay, em 1966. Esta foi a primeira reunião oficial entre os líderes das duas Igrejas desde que o rei Enrique VIII da Inglaterra (1491-1547) rompeu com o Vaticano.

Fonte: EFE