Gene Robinson (foto), o primeiro bispo homossexual reconhecido pela Igreja Episcopal dos Estados Unidos formalizou neste domingo, 8 de junho, a relação com seu parceiro em uma união civil em Concord, capital do estado de New Hampshire.

Gene Robinson e seu parceiro, Mark Andrew, 19 anos mais velho do que ele, legalizaram sua união em uma cerimônia que contou com a presença de 120 convidados, segundo anunciou a Diocese da Igreja Episcopal do estado.

O bispo tinha tornado pública sua intenção de formalizar sua relação, mas não havia informado quando pretendia fazê-lo, devido às ameaças de morte que recebeu desde sua consagração como bispo, em 2003.

Por causa disso, durante a cerimônia, que foi protegida por dois policiais, os noivos tiveram que vestir coletes à prova de balas debaixo de suas vestimentas.

O porta-voz do bispo, Mike Barwell, assinalou que a celebração foi “muito alegre” e que tudo transcorreu em um ambiente particular. As uniões civis passaram a ser oficializadas este ano no estado de New Hampshire.

A Igreja Episcopal dos Estados Unidos, um braço da Igreja Anglicana, conta com 110 dioceses, e em 2003 consagrou como bispo de New Hampshire Robinson, que havia declarado publicamente seu homossexualismo.

Fonte: Folha Online

Comentários