O pastor R. R. Soares, concorrente do bispo Edir Macedo na disputa por seguidores evangélicos, está investindo em um programa de televisão na Alemanha, terra natal do papa Bento XVI. A Igreja Internacional da Graça de Deus também transmitirá ‘Show da Fé’ em francês.

Transmitido três vezes por semana, o programa de uma hora é veiculado pela Rhein Main TV – rede regional localizada perto de Frankfurt, com transmissão por satélite digital para toda a Europa.

O “Show da Fé”, da Igreja Internacional da Graça de Deus, começou a ser transmitido em fevereiro deste ano. Segundo Stephan Seeländer, diretor da emissora, eles tiveram um acréscimo de quase 60% de audiência em comparação ao outono de 2006, data da última pesquisa. “Não podemos especificar se esse aumento tem relação direta com a produção do pastor Soares, mas estamos muito satisfeitos com ela”, declarou Seeländer.

Com uma programação de até 20% de programas religiosos, a Rhein Main TV transmite mais de 15 horas semanais de pregação religiosa – mais do que qualquer outro canal na Alemanha. “Nosso contrato é de um ano, é raro fecharmos acordos desse tipo por um período maior, mas tudo indica que será renovado”, disse Seeländer, sem querer entrar em detalhes sobre o preço pago pela equipe de Soares pelo aluguel do horário na grade de programação da emissora – uma sociedade anônima sem participação de igrejas ou partidos políticos.

Transmitido às terças, quintas e sábados, das 15h30 às 16h30, o “Show da Fé” tem basicamente donas de casa, aposentados e desempregados como o seu público-alvo.

Brindes

A participação dos telespectadores, convocados a financiar o programa com doações de 30, 50, 100 ou mais, ainda é considerada pequena. “Fomos aconselhados a oferecer brindes e a cultivar o público para podermos receber apoio financeiro”, diz Peter Walker, responsável pela pós-produção do programa no Brasil. Por enquanto, os telespectadores alemães que quiserem colaborar devem enviar um e-mail para R. R. Soares a fim de obter maiores informações. Segundo Walker, já há escritório na Alemanha e site especial para atender o público do país.

Até a semana passada, o número de telefone divulgado no programa não estava funcionando. No novo número, ninguém atende.

O “Show da Fé” transmitido no país do papa Bento XVI é o mesmo veiculado para o Brasil e demais regiões do mundo por meio da Rede Internacional de Televisão (RIT), fundada em 1999 e dirigida por David Soares, filho do missionário R. R.

Por enquanto, é dublado para o inglês, francês, alemão e espanhol. “Ainda não transmitimos a versão em francês, mas já estamos com contratos em vista”, explica Walker, após perguntar à reportagem do Estado se a qualidade da dublagem para o alemão estava boa.

O fenômeno do crescimento das igrejas evangélicas no Brasil ganhou destaque na imprensa alemã quando Bento XVI viajou ao País. A recente visita do papa, em maio desse ano, foi considerada um plano para conter a evasão em massa de seus fiéis rumo às denominações pentecostais. O Brasil continua sendo o país com maior número absoluto de católicos do mundo.

Na ocasião, o Süddeutsche Zeitung, de Munique, comentou a peculiaridade do país “onde o choque não se dá entre as grandes religiões como o cristianismo, islamismo ou budismo, mas entre variações cristãs”. Em declaração ao Financial Times Deutschland, o cardeal alemão Walter Kasper expôs a sua angústia: “Esses pentecostais nos dão muita preocupação no Brasil.” Mal imaginava ele que pouco tempo depois o missionário R. R. Soares estaria veiculando seu programa na Alemanha.

Fonte: Estadão