Quem manda no orçamento das novelas da Record agora é um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Presidente da Record Rio e acionista de sete rádios e três TVs controladas pela igreja, Marcelo Silva assumiu nesta semana o comando de toda a produção, incluindo controle de custos e fábrica de cenários, do RecNov _a central de estúdios da Record no Rio de Janeiro, onde são gravadas as novelas da emissora.

Silva tem o cargo de diretor de gestão administrativa financeira, mas, na realidade, manda tanto ou até mais do que Hiran Silveira, que continua como diretor-geral de teledramaturgia, principal cargo do RecNov. Silveira antes controlava todas as áreas do RecNov.

O departamento de comunicação da Record afirma que a mudança ocorreu porque Silveira estava “sobrecarregado”: agora responsável apenas pela parte artística das novelas, ele tem mais tempo para se dedicar a atores e roteiristas.

Nos bastidores, no entanto, a versão predominante é a de que Silva agora divide o comando do RecNov por ser da mais alta confiança do bispo Edir Macedo, líder da Universal. É praxe na Record a nomeação de membros da igreja para o controle de áreas financeiras.

A tendência é Silva, que tem muito mais status (bispo e presidente e acionista de emissoras) do que Silveira (ex-bancário e fiel da igreja), assumir a direção-geral do RecNov.

Fonte: Folha de São Paulo