Representantes de organizações educacionais de diversas confissões religiosas da América Latina estarão reunidos para o III Encontro da Rede Inter-Religiosa Latino-Americana de Educação para a Paz (RILEP), agendado para 12 a 16 de agosto, no Rio de Janeiro.

A reunião é organizada pela Conferência Mundial de Religiões pela Paz (WCRP) e o Escritório Regional de Educação para América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO/OREALC).

A realização do evento contará com a cooperação do Escritório Regional para as Américas e o Caribe do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/TACRO), do Instituto de Estudos da Religião (ISER), com sede no Rio de Janeiro, da Faculdade de Teologia e Ciências das Religiões da Universidade de Montreal, e do Escritório Regional para América Latina e o Caribe de Visão Mundial.

O encontro quer incentivar a educação para a paz nas comunidades religiosas, superando todo tipo de preconceitos; estabelecer um espaço permanente para o intercâmbio de experiências e a construção de capacidades; utilizar as tecnologias de informação e comunicação para promover a cultura da paz a partir de uma perspectiva inter-religiosa e latino-americana.

O III Encontro contará com a participação de especialistas na temática da educação intercultural e inter-religiosa, como o Dr. Patrice Brodeur, da Universidade de Montreal, o Dr. Sergio Junqueira, do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso do Brasil (FONAPER), o Dr. Mariano Narodowski, da Universidade Di Tella, e Jaime Carril, da Corporação Vida Boa, do Chile.

Como expositores participarão Rosa Guerreiro, da Seção de Diálogo Intercultural da UNESCO, Armenio Schmidt, do Departamento de Educação para a Diversidade e a Cidadania do Ministério da Educação do Brasil, o reverendo Eduardo Chinchilla, do Programa de Cultura de Paz do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), Andre Porto, do Projeto Paz e Religião da ONG Viva Rio, e o monge Marcelo Barros, de Educadores para a Paz (Educapaz).

Fundada em 1970, a Conferência Mundial de Religiões pela Paz é a maior coligação mundial de representantes das comunidades religiosas dedicada a promover a transformação de conflitos, a construção da paz e o avanço do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Editora Ultimato