Nem todo mundo é fã da “Folia do Momo”. Para os mais religiosos – que costumam ser avessos à “Festa da Carne” -, retiros e eventos promovidos por igrejas se converteram em boa forma de aproveitar o feriado (e de louvar a Deus)

O retiro da Igreja Cristã Renovada, mais tradicional entre os realizados na cidade – está em sua 35.ª edição e se encontra incorporado ao Calendário Oficial do Município -, deverá reunir cerca de 4.000 pessoas ao dia, em média, até seu encerramento, amanhã à noite.

Ontem à tarde, enquanto crianças e adolescentes jogavam futebol e vôlei nos espaços do Recinto Mello Moraes (local do evento), onde costumam ser realizadas as competições de animais, famílias vindas de outras cidades do Estado, como Lins, Promissão, Duartina, Ourinhos e Avanhandava, aproveitavam para descansar.

Até mesmo bauruenses resolveram montar acampamento no local. Era o caso do vendedor Elder Vieira, 46 anos, morador da Vila Antarctica, que havia ido ao evento acompanhado da esposa Cristiane, 45 anos, e da neta Isabela Vieira, 4 anos.

“Aqui, fazemos a festa do espírito, não da carne”, disse Vieira. O retiro segue hoje e amanhã, com momentos de louvor, de recreação e de lazer. Haverá, ainda, cultos noturnos, com a presença do pastor Eli Parreira de Miranda, presidente da Igreja, do missionário Antônio Cirilo e do pastor Gary Haynes. O evento é gratuito e aberto à toda população. Os participantes deverão custear a própria alimentação.

Católicos

A Diocese do Divino Espírito Santo também está realizando na Casa dos Cursilhos seu 3.º Retiro de Carnaval. Organizadores esperam que o evento – inspirado no tema da Campanha da Fraternidade deste ano, “Escolhe, pois, a vida” – reúna, diariamente, 800 participantes, em média -, a maioria jovens. Na noite de ontem, estavam previstas a apresentação da banda Lavdate Dominun e do DJ Michael, na festa Tecno Cristo. Hoje à noite, haverá show com o cantor católico Netinho, bastante conhecido no cenário da música religiosa.

“Nossa intenção não é fazer algo à parte da sociedade e do Carnaval. Nosso evento é parecido com as que ocorrem nos outros locais, mas não têm drogas e álcool. Nossa festa valoriza mais o lado espiritual. Além disso, comemoramos com músicas cristãs”, explica o técnico de eletrônica Fábio Santos, membro da comissão organizadora do retiro.

Segundo o coordenador do retiro, padre Claudemir Moreira, eventos do gênero costumavam, antes, ficar restritos às paróquias. “Com essa organização em nível diocesano, procuramos melhorar a qualidade da organização e aumentar a participação da comunidade”, explica.

Manancial de Sião

A Igreja Manancial de Sião também está promovendo evento religioso neste Carnaval. Denominado “Farei descer chuvas de bênçãos no trigal, na videira e na oliveira” (junção de duas passagens bíblicas dos livros do Deuteronômio e de Ezequiel), o encontro teve início sábado e segue até amanhã à noite, no Preve Objetivo.

De acordo com o pastor José Walter Lelo Rodrigues, líder da Igreja, haverá atividades pela manhã (das 9h ao meio-dia) e à noite (das 19h às 22h). Palestras, apresentações de bandas gospel, cultos, momentos de oração e sessões de aconselhamento conjugal integrarão o evento, cuja entrada é gratuita.

Haverá, ainda, programação especial voltada para as crianças. O encerramento será amanhã à noite, com a “Ceia da Cura Divina”.

Jornal da Cidade de Bauru