Uma pesquisa realizada pela Fundação de Opinião Pública da Rússia revelou que os russos têm mais confiança na Igreja Ortodoxa Russa do que em seu líder, Kirill, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia.

O resultado foi divulgado na sexta-feira, 4, e mostrou que 64% dos entrevistados tem confiança absoluta na instituição Igreja Ortodoxa.

Em relação a Kirill, somente 56% dos entrevistados disseram acreditar no Patriarca. Entre os fiéis que se declararam absolutamente convictos da sua confissão religiosa, 79% disseram que seguem, integralmente, todos os preceitos da Igreja Ortodoxa.

Um fato surpreendeu os pesquisadores: 3% dos entrevistados disseram que ainda se consideram membros da Igreja Ortodoxa, mas seu nível de confiança na Instituição está reduzido a zero.

A Fundação de Opinião Pública atribuiu a queda de confiança na Igreja Ortodoxa às recentes notícias envolvendo o patrimônio pessoal do Patriarca Kirill e de vários membros da hierarquia e às informações de que os líderes religiosos têm adotado posturas consideradas extremamente conservadoras e rigorosas.

[b]Fonte: Diário da Rússia[/b]