Um vídeo de 2005 mostra a candidata a vice-presidente dos EUA Sarah Palin recebendo uma benção há três anos de um pastor do Quênia, no qual ele ora pedindo proteção a ela contra “bruxaria”, no momento em que ela ia lutar para se candidatar a governadora.

O vídeo, disponível no site da igreja de sua cidade e que se tornou conhecido nesta quarta-feira, mostra Palin perante o bispo Thomas Muthee no púlpito da igreja Assembléia de Deus de Wasilla, mantendo suas mãos abertas enquanto ele pede a Jesus Cristo que a mantenha a salvo de “toda forma de bruxaria”.

“Vá, fale com Deus sobre essa mulher. Nós declaramos, a salve do Satã”, diz Muthee, enquanto dois ajudantes colocam as mãos nos ombros de Palin na igreja pentecostal. “Faça o caminho dela, meu Deus. Traga fundos para a sua campanha no nome de Jesus. (…) A use para colocar esta nação na outra direção.”

A data do sermão que consta no site da igreja é 16 de outubro de 2005. Palin anunciou formalmente sua candidatura ao governo do Alasca dois dias depois, sendo eleita no ano seguinte.

Palin não diz nada no vídeo e mantém sua cabeça abaixada durante a benção. A candidata a vice foi batizada na igreja, mas parou de comparecer regularmente em 2002.

Uma porta-voz do candidato republicano John McCain se recusou a comentar na noite de quarta-feira. Uma pessoa que atendeu o telefone na igreja de Wasilla confirmou que o vídeo é de maio de 2005, mas se recusou a comentar.

Quando ela nasceu, Palin foi batizada na Igreja Católica Romana.

Maria Comella, porta-voz da campanha McCain-Palin, disse que Palin participa de diferentes cultos religiosos e não se considera pentecostal.

Em uma visita à igreja em junho de 2008, Palin elogiou o pastor queniano e disse a um grupo de missionários que as rezas de Muthee a haviam ajudado a se tornar governadora.

“Pastor Muthee esteve aqui e rezou sobre mim, e vocês sabem como ele fala, e ele é tão incisivo”, afirmou. “E ele orava ‘Deus, faça um caminho, Deus, faça um caminho’ (…) Ele disse ‘Deus faça um caminho e a deixe tomar esse próximo passo’. E foi exatamente o que aconteceu”, afirmou na ocasião.

Fonte: Folha Online