A seguradora alemã Münchener Rück oferecerá apólices de seguros na Malásia adaptadas à lei islâmica e se tornará, assim, a primeira companhia estrangeira a oferecer serviços próprios deste tipo nesse país.

A maior seguradora do mundo informou nesta terça-feira que obteve uma licença do órgão competente malaio, o Bank Negasse, para oferecer apólices próprias sem a necessidade de uma “joint venture” nesse país asiático.

Segundo a Münchener Rück, a permissão vale para seguros de vida e de não-vida.

Um porta-voz do grupo alemão explicou que as apólices adaptadas à “sharia” (lei islâmica) são similares aos seguros de reciprocidade, com um conceito de responsabilidade solidária coletiva.

Além disso, os chamados seguros “takaful” impedem investimentos em determinados setores e proíbem a obtenção de rentabilidade por meio de cobrança de juros.

A Münchener Rück assegurou que também vê potencial para estes produtos financeiros na Índia e em outros países da Ásia e do Oriente Médio.

A seguradora disse que prevê altas taxas de crescimento nesse segmento de mercado, que ainda se encontra em uma fase incipiente.

Acrescentou também que estes seguros estão ganhando importância devido ao crescente significado do Islã na economia e na sociedade.

Fonte: AFP