Os senadores celebraram, na sessão plenária desta terça-feira (15), o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2011.

Este ano, o tema da campanha é “Fraternidade e a vida no planeta”, e o lema é um trecho da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 8,22): “A criação geme como em dores de parto”. O requerimento solicitando a homenagem no Senado tem como primeira signatária a senadora Ana Rita (PT-ES), e conta com apoio de outros senadores.

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que promove a campanha, o lema reflete a preocupação com a situação do planeta e os efeitos da exploração predatória de seus recursos naturais.

O lançamento nacional da Campanha da Fraternidade de 2011 ocorreu no dia 9 de março – Quarta-Feira de Cinzas -, quando a Igreja Católica dá início ao Tempo da Quaresma e da preparação para a Páscoa. A campanha é realizada anualmente desde 1963, com o objetivo de despertar a atenção e a solidariedade dos fiéis para um tema de interesse da sociedade brasileira, bem como buscar soluções para os problemas apontados. A cada ano é escolhido um tema diferente e também um lema a seguir.

Esta é a quarta vez que a campanha aborda a temática ambiental. Em 1979, o tema foi “Preserve o que é de todos”; em 2004, “Fraternidade e Água – Água, fonte de vida”; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: “Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão”.

[b]Fonte: Agência Senado[/b]