Uma série de ataques a igrejas e a religiosos está causando pânico na zona norte de Franca. O caso mais recente foi registrado neste domingo (12), quando uma bomba de fabricação caseira foi atirada contra a casa paroquial onde residem os padres da Igreja São Crispim, no bairro City Petrópolis.

A bomba, do tipo coquetel molotov — feita com uma garrafa cheia de gasolina e com um pano na ponta, foi jogada no interior da casa dos padres. Felizmente, bateu em um dos dois veículos que estavam na garagem e não atravessou a janela.

Uma pessoa que passava pela rua viu o início do fogo e parou seu carro para evitar que as
chamas se propagassem. Usando um extintor de carro conseguiu apagar o princípio de incêndio, mas o veículo Gol de um dos padres ficou parcialmente queimado.

Segundo relataram freqüentadores da igreja, ataques do tipo vêm se tornando comum nos
últimos meses. Inclusive, a própria igreja já foi alvo de ataque parecido, assim como uma outra localizada em um bairro próximo. Casas de fiéis que prestam serviço nas paróquias também teriam sido atacadas, inclusive a tiros.

‘O clima está muito tenso aqui, não dá mais para rezar em paz’, contou um religioso que pediu para não ser identificado. Segundo ele, até um motoqueiro chegou a invadir uma igreja durante a missa. Após acelerar no meio do corredor, interrompendo a celebração, fugiu sem ser identificado.

Os dois padres da igreja católica São Crispim, de nomes Silvio e Adriano, vão se reunir com o bispo de Franca para discutirem o que fazer a partir de agora. O bispo Caetano Ferrari diz que cobrará providências da polícia, mas com a greve no setor terá que esperar algum tempo, pois no 5º Distrito Policial, que responde pela área, o atendimento está suspenso.

Suspeitos

Ainda não há pistas concretas sobre os motivos ou mesmo quem seria o autor dos ataques. Somente um suspeito foi levantado até o momento e ele seria um ex-religioso que se revoltou com a igreja Católica após tentar, sem sucesso, ingressar no seminário para se transformar em um padre.

Fonte: Cosmo On-line