Para celebrar os 660 anos de presença franciscana na Gruta da Natividade, foi decidida a abertura continuada dos santuários da Custódia, em Belém.

A notícia foi divulgada pela própria Custódia da Terra Santa, informando que, “desde o primeiro domingo do Advento, a igreja de Santa Catarina, as grutas de São Jerônimo e o santuário do Campo dos Pastores não fecharão ao meio-dia”, e será possível visitá-los, portanto, até o final da tarde.

Segundo uma nota, “uma das prioridades dos frades da Custódia é o cuidado com os peregrinos, e a decisão de não fechar os santuários ao meio-dia é um sinal desse compromisso, pois, nos últimos meses, foi observada uma crescente presença de peregrinos de todo o mundo.

Os frades franciscanos informaram que o muro de segurança onde existe o check point israelense, causa, freqüentemente, atrasos para os grupos que visitam Belém. Assim, a abertura contínua dos santuários foi pensada também, para sanar as dificuldades causadas pela situação política na cidade natal do Salvador.

A decisão compensa, em parte, aquelas tomadas em Nazaré, onde a gruta da Anunciação vai permanecer fechada, para restauração.

Fonte: Rádio Vaticano