A situação religiosa na Europa estará ao centro dos trabalhos do 36º Encontro anual das Conferências Episcopais Européias (CCEE), que vai se realizar em Covadonga, Espanha, entre 26 e 30 próximos.

Com efeito, os participantes vão debater o tema: “A situação religiosa na Europa: entre a secularização e o sentido da espiritualidade” tentando resolver a questão nos pontos fundamentais e controversos; farão depois um exame das propostas sobre o papel da Igreja, evangelização, cuidados pastorais e no trabalho das conferências episcopais.

Os participantes vão discutir também temas como a bioética e a presença do Islamismo na Europa. A este respeito, será apresentado o programa da próxima Conferência Européia Cristã e Muçulmana, que se realizará em outubro próximo, em Bruxelas, na Bégica.

No Encontro anual das Conferências Episcopais Européias serão abordadas também outras temáticas, como o Diaconato permanente, o ensino da religião na Europa, o Dia Mundial da Juventude em Sidney, o Ano Paulino e ainda a XII Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em outubro, no Vaticano.

Parte do encontro será dedicado ainda ao ecumenismo. Os participantes vão avaliar a processo da III Assembléia Ecumênica, ocorrida em Sibiu, na Romênia, em setembro do ano passado.

Enfim, será também apresentado o programa do I Fórum Católico-Ortodoxo, marcado para dezembro, em Trento, no norte da Itália, sobre o tema: “A Família como bem da humanidade”.

Fonte: Rádio Vaticano