A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançará neste sábado, 6 de outubro, a sexta edição do Natal solidário para os ribeirinhos da região amazônica, e que tem o propósito de alcançar 1,7 mil famílias.

A cerimônia de lançamento terá lugar na sede regional da SBB de Belém, no Pará.

Com a campanha, a SBB mobiliza empresas, organizações e a sociedade civil na captação de recursos financeiros, alimentos, roupas, brinquedos, calçados e literatura bíblica para a população ribeirinha. No ano passado, a campanha arrecadou 85 mil reais (cerca de 46,5 mil dólares), beneficiando 1,3 mil famílias de 15 comunidades.

As ofertas de materiais poderão ser levadas a postos de recolhimento em Belém e São Paulo. Nas demais regiões do país serão aceitas apenas contribuições em dinheiro, já que, devido a distância, há uma grande dificuldade em transportar o material arrecadado. Neste ano, a SBB quer levar a alegria e comunhão do Natal para 20 comunidades localizadas nos municípios paraenses de Belém, Barcarena, Acará, Abaetetuba e Moju.

As entidades apoiadoras são contatadas e, por meio de fotos ou viagem ao local, recebem informações sobre o número de famílias e crianças para as quais se prontificarão em conseguir os donativos, anunciou o serviço de imprensa da SBB. A distribuição dos materiais arrecadados dá-se através do programa Luz na Amazônia, que existe há mais de 40 anos.

O programa mantém um barco-hospital, o Luz na Amazônia III, construído especialmente para viabilizar o atendimento nessa região. A embarcação é equipada com enfermaria, consultório médico e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas. O barco faz viagens periódicas, alcançando de modo preferencial comunidades mais isoladas, distantes dos centros urbanos.

Fonte: ALC