O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar se Fernanda Hernandes Rasmussen, filha dos fundadores da Igreja Renascer em Cristo Sonia e Estevam Hernandes e Sônia Hernandes, foi funcionária “fantasma” da Assembléia Legislativa de São Paulo.

O inquérito foi aberto na segunda-feira (15) e vai apurar se Fernanda e o marido, Douglas Rasmussen, teriam sido funcionários “fantasmas” do gabinete do ex-deputado estadual Geraldo Tenuta (DEM), conhecido como Bispo Ge, quando ele estava na Assembléia, entre 2003 e 2006.

As investigações foram iniciadas pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e foram enviadas para o STF em maio porque o Bispo Gê assumiu uma vaga na Câmara dos Deputados como suplente. O inquérito deve ser devolvido para a Justiça de São Paulo, já que ele não é mais deputado federal.

Segundo denúncias realizadas em fevereiro pelo MP-SP, o bispo teria contratado cinco parentes do casal Hernandes para exercerem cargos na Assembléia Legislativa de São Paulo. Entre eles, a filha do casal e o marido dela.

Na época, o MP informou que Fernanda havia sido assistente do deputado entre fevereiro de 2005 e setembro de 2006. Pelo cargo, Fernanda recebeu salário-base de R$ 5.754,78, sem contar as gratificações. Já o marido dela, ficou na folha de pagamento do gabinete do pastor com salário de R$ 7.412,93. Apesar dos salários, assistentes afirmaram, na época das denúncias do MP, que o casal nunca teve atuação profissional ligada ao deputado e que eles jamais apareceram na Assembléia.

Em nota, Bispo Gê diz que ficou sabendo das acusações pela imprensa e que seus advogados tentarão ter acesso aos autos nesta semana. Ele nega as acusações e garante que os investigados trabalharam muito durante a sua legislatura na Assembléia.

Ele afirma que responderá com tranquilidade às investigações e aguardará confiante as decisões judiciais. E denuncia que existe uma ‘perseguição’ à Igreja Renascer em Cristo, segundo ele tentando atingir seus milhares de fiéis, além dos líderes da Igreja Renascer, o Apóstolo Estevam Hernandes, sua esposa, a Bispa Sonia, e os filhos do casal.

Fonte: G1