Lugarejo na Frísia Oriental ganhou concorrência com Pisa e entrou para o “Livro Guinnes dos Recordes”. Torre da igreja de Suurhusen tem uma inclinação de 5,19 graus, um grau a mais do que a famosa torre italiana.

A pequena igreja da paróquia evangélico-reformista de Suurhusen-Marienwehr fica na comarca de Aurich, próximo a Emden, no norte da Alemanha, e foi construída em 1250. A torre de 27,37 metros de altura, com uma área de 32mx9m35 e 2.116 toneladas, só foi edificada mais tarde, em 1450. Já há muito tempo o prédio de tijolos vermelhos atrai mais de 10 mil turistas ao ano.

Tjabbo van Lessen, o guia da igreja, explica que a inclinação se deve aos fundamentos da torre. A drenagem realizada no século 19 nas terras em sua volta fizeram baixar o nível das águas subterrâneas.

“Como para sua base haviam sido usados grossos troncos de madeira, estes apodreceram com o contato com o ar”, conta. Já em 1885 constatou-se que a torre da igreja estava se inclinando para o lado.

Reabertura após saneamento

Em meados dos anos 1970, a igreja foi fechada por causa do perigo de desabamento. Dez anos mais tarde, já saneado pela iniciativa privada, o prédio foi reinaugurado e voltou a ser usado pela paróquia local para os tradicionais serviços religiosos.

Como a torre continuasse se inclinando − a ponta da torre chegou a estar dois metros para a frente em relação ao solo −, em 1989 foram implementadas novas medidas de segurança. No início deste ano, no entanto, nas medições para a inclusão no Guinnes, foi constatado que a inclinação havia aumentado mais quatro centímetros. Na última quinta-feira (08/11), a representação da editora Guinnes na Alemanha entregou oficialmente o certificado de reconhecimento do recorde.

Concorrência no Leste alemão

Esta não é a única torre de igreja inclinada da Alemanha a fazer concorrência com Pisa. Na cidade de Bad Frankenhausen, na Turíngia − Leste alemão − há outra candidata ao título. A torre de uma de suas igrejas tem 56 metros de altura e uma inclinação de 4,45 metros.

A tendência é crescente, pois a acomodação do subsolo por causa da exploração das minas na região faz com que a torre se incline de um a dois centímetros por ano. As últimas medições atestaram um grau de inclinação de mais de 4,5 graus.

Fonte: DW World