No marco das celebrações dos 104 anos de presença missionária em terras brasileiras, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) celebrou, no domingo, 22, culto de ação de graças na capela da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Iniciativa inédita na IELB, o culto, celebrado pelos oito pastores da Comunidade São Paulo, de Canoas, foi transmitido ao vivo pela TV da Ulbra, que passará a incorporar cultos dominicais na sua grade de programação. A programação da emissora da universidade pode ser captada por parabólica em toda a América Latina.

Trouxeram música ao culto a orquestra sacra e o coro sacro da Ulbra e da Comunidade São Paulo. “Ainda temos que aprender como trabalhar com a televisão”, admitiu o pastor Lucas Albrecht, um dos capelães da Universidade, comentando que a formatação e liturgia do culto não sofreram mudanças com vistas à transmissão pela TV.

A IELB foi fundada em 1904, na localidade de São Pedro do Sul, próximo à cidade de Santa Maria, no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Na época, a igreja tinha 14 pastores, em dez comunidades, reunindo três mil membros. Hoje, a IELB tem mais de 233 mil membros, em todos os Estados brasileiros.

Fonte: ALC