A Universidade de Nova York (NYU) quer adaptar uma parte de suas instalações para que os estudantes muçulmanos possam cumprir o ritual de lavar os pés antes dos cinco momentos do dia dedicados às orações.

A NYU, a maior universidade privada dos EUA, e fundada em 1831, planeja seguir os passos de outros centros universitários do país, que instalaram em seus banheiros pias desenhadas para facilitar a higiene dos pés, e que permitem aos estudantes muçulmanos cumprir com suas tradições.

Segundo informa hoje o jornal “The New York Post”, a iniciativa da universidade pretende satisfazer as necessidades de seus cerca de 1.500 alunos muçulmanos.

Segundo fontes da universidade, não houve “nenhum pedido clamoroso” por parte dos estudantes para que a construção dos novos lavatórios, mas reconhece que os atuais propiciam situações incômodas para os alunos muçulmanos, que devem se lavar nas pias normais, causando espanto em outros alunos.

“Lavar os pés é o mais difícil. É muito incômodo que entrem outros companheiros no banheiro e lhe vejam com os pés em cima da pia”, contou ao jornal nova-iorquino o estudante Rida Aslam.

Segundo o jornal, para a maioria dos estudantes que não professam a fé islâmica, o fato da adequação das instalações não representa problema ou controvérsia.

“Caso estivéssemos no Alabama, seria diferente; mas aqui a maioria está de acordo com a medida”, disse ao jornal a também estudante Pia Clive.

Fonte: EFE