A Santa Sé anunciou nesta segunda-feira que participará da Exposição Internacional de Zaragoza, na Espanha, com um pavilhão dedicado à importância da água como “hino à vida”; o evento será realizado este ano entre junho e setembro.

“A Santa Sé contribui para a Expo 2008 de Zaragoza com um pavilhão voltado para uma reflexão da dupla dimensão da água: a divina e a humana”, explicou o cardeal Renato Martino ao apresentar a iniciativa no Vaticano.

A exposição internacional pretende ser em um grande fórum de debate de onde, se espera, surgirão iniciativas globais para o crescente problema da escassez da água, sob o lema “Água e desenvolvimento sustentável”.

“Se o tema da exposição fosse outro, a Santa Sé de repente não estaria participando. A água e o desenvolvimento sustentável pressupõem um desafio que influenciam diretamente o desenvolvimento do homem”, disse o cardeal.

“A água simboliza a vida concebida por Deus para a natureza e os homens. Os textos cristãos estão repletos de alusões à água como fonte da vida”, explicou.

O pavilhão, que foi desenhado pelo arquiteto Joaquín Sicilia Carnicer, estará distribuído em 550 metros quadrados e seu acesso será através de um um “bosque pluvial” para que o visitante consiga “refletir sobre a água ‘como parte da Criação’ e sobre seu papel no mundo” em um ambiente suave e com formas translúcidas.

Fonte: AFP