O Vaticano está preparando um novo documento sobre a pobreza na era da globalização, informou o presidente do Pontifício Conselho da Justiça e a Paz, cardeal Renato Raffaele Martino, informou nesta terça-feira a “Rádio Vaticano”.

O cardeal fez este anúncio durante uma conferência continental em Dar es Salam (Tanzânia) para apresentar na África o “Compêndio da Doutrina Social da Igreja”.

A pobreza e, sobretudo, a crescente desigualdade entre áreas, continentes e países, inclusive dentro dos mesmos, constituem “o problema mais dramático que o mundo enfrenta hoje”, declarou.

Neste sentido, afirmou que, “consciente desta dramática situação”, o Pontifício Conselho da Justiça e a Paz prepara um documento sobre “a pobreza na época da globalização”.

Ele afirmou que, com este texto, seu dicastério pretende “indicar um enfoque evangélico para combater a pobreza” e identificar quem tem a responsabilidade de enfrentá-la, tanto em nível nacional como internacional.

Além disso, tentará “sensibilizar a Igreja para que tenha uma atenção mais articulada e consciência” dos problemas da pobreza e dos pobres, sem esquecer que hoje este fenômeno tem, “antes de tudo, o rosto de mulheres e crianças, especialmente na África”.

Martino disse que este é “um ato de caridade indispensável o compromisso para organizar e estruturar a sociedade de forma que o próximo não tenha que se encontrar na miséria”.

Fonte: EFE

Comentários