O cardeal Joseph Zen-kiun, bispo de Hong Kong, informou que o Vaticano estuda atualmente uma lista de candidatos à sua sucessão.

Zen completará 76 anos no dia 13 de janeiro. Ele já entregou uma carta de renúncia ao Papa Bento XVI ao fazer 75, idade considerada “oficial” para a aposentadoria dos bispos. No entanto, a sua saída foi recusada, informou o jornal “South China Morning Post”.

O bispo disse que não sabe quem são os candidatos ao seu posto, nem quando poderia ser substituído. Mas a imprensa de Hong Kong já especula com vários nomes, entre eles John Tong Hon, Dominic Chan Chi-ming, Savio Hon Tai-fai e Peter Choy Wai-man.

Zen, principal mediador do Papa Bento XVI para o estabelecimento de laços entre China e o Vaticano, acaba de participar de uma reunião de alto nível da comissão da Santa Sé sobre política da China.

O Vaticano é o único país europeu que reconhece Taiwan como Estado soberano, mas negocia o restabelecimento de laços diplomáticos com a China após mais de 50 anos de ruptura.

Fonte: EFE