O Vaticano publicará uma carta com linhas sobre o tratamento dos casos de abusos sexuais de menores por parte de clérigo.

O Vaticano publicará em 16 de maio uma carta da Congregação para a Doutrina da Fé destinada a todas as conferências episcopais, com linhas sobre o tratamento dos casos de abusos sexuais de menores por parte de clérigos, informou nesta quarta-feira a Santa Sé.

O cardeal William Levada, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, já se referiu a este documento em 19 de novembro passado, durante a reunião do papa com 150 purpurados de todo o mundo chegados ao Vaticano para um consistório, na qual se reiterou a necessidade de denunciar os abusos às autoridades civis.

Levada assinalou a importância de se enfrentar esses casos de maneira “coordenada e eficaz” e informou os outros membros do Colégio Cardinalício sobre a atualização do Código de Direito Canônico em relação ao crime de abuso sexual a menores.

Ele também ressaltou a importância de “se escutar e acolher” as vítimas e de se colaborar com as autoridades civis, assim como de “um maior compromisso de proteção às crianças e aos jovens”.

Na mesma linha já exposta por Bento XVI, Levada pediu aos prelados uma “cuidadosa seleção e formação” dos futuros sacerdotes e religiosos.

Após tomar conhecimento dos diversos casos de abusos sexuais de menores por parte de clérigos, Bento XVI anunciou nos últimos anos “tolerância zero” contra a pederastia e, em julho, o Vaticano aprovou normas mais duras contra esse crime.

Em várias ocasiões Bento XVI pediu perdão às vítimas e chegou a se reunir com algumas delas em EUA, Austrália, Malta e Reino Unido.
O papa reconheceu que “o perdão não substitui à justiça” e que estes casos evidenciam que a “maior ameaça para a Igreja não vem de fora, de inimigos externos, mas de seu interior” e dos pecados que existem nela.

Vítimas dos abusos consideram as medidas anunciadas pelo Vaticano “insuficientes” e tardias e ressaltam que a Igreja deve realizar um esforço maior para proteger os menores e punir os culpados.

[b]Fonte: Terra[/b]