Vereador pelo PRB (mesmo partido do prefeito Marcelo Crivella), o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus João Mendes de Jesus apresentou na Câmara de Vereadores projeto no qual propõe o tombamento por interesse “cultural, histórico, religioso, social e turístico” um coreto localizado no Jardim do Méier, na Zona Norte do Rio.

[img align=left width=300]https://ogimg.infoglobo.com.br/in/21553546-382-ef9/FT1086A/420/xCoreto_Meier1.jpg.pagespeed.ic.Hu4T_wcuS4.jpg[/img]Na exposição de motivos, publicada na edição desta terça-feira no Diário Oficial da Câmara dos Vereadores, João Mendes justificou a iniciativa devido ao fato de ter sido ali que o bispo Edir Marcedo (líder da Igreja Universal) ter iniciado a pregar o evangelho, na década de 1970.

No texto, João Mendes reproduz trechos da letra da canção “Segura na Mão de Deus”, e explica porque deseja fazer a homenagem. Segundo ele, ali foram depositadas “as sementes da fé(…) como as pregações simples realizadas ali pelo jovem Macedo mudaram a vida das pessoas”. O vereador também lembra que a Igreja Universal está completando 40 anos de fundação ao justificar a homenagem.

“Tudo começou em um coreto no subúrbio do Rio de Janeiro. Com teclado, microfone e uma bíblia, o então pastor Edir Macedo Bezerra ia todos os sábados ao bairro do Méier. Subia os sete degraus do coreto e pregava para poucos. Eram os primeiros passos da Igreja Universal, que teve como principal incentivadora a senhora Eugênia, mãe do hoje, bispo Edir Macedo”, diz o texto.

A assessoria de imprensa do vereador João Mendes explicou que o projeto é uma homenagem singela aos 40 anos da igreja. E que é comum que sejam feitas homenagens para instituições relevantes para a história da cidade. O coreto do Jardim do Méier já é tombado, mas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Em 1985, o órgão decidiu tombar o espaço por considerá-lo de importância cultural.

Na mesma edição do Diário Oficial da Câmara, João Mendes apresenta um projeto para incluir o Dia da Igreja a Luz do Mundo no calendário oficial da cidade. A data deve ser festejada todo dia 20 de junho, quando o primeiro tempo pentecostal da igreja foi inaugurado.

[b]Fonte: O Globo[/b]