A Central Record de Comunicação informou, no final da tarde desta segunda-feira, que o programa “Domingo Espetacular” abordou, de “forma neutra e imparcial”, os fatos referentes ao comportamento de uma personagem evangélica na novela “Duas Caras”, da Globo.
No domingo, o programa da Record exibiu uma reportagem sobre a notícia publicada pela revista “Veja” desta semana. A emissora criticou a trama de Aguinaldo Silva por ter levado ao ar uma cena na qual a personagem Edivânia (Susana Ribeiro) comandava uma tentativa de linchamento do triângulo amoroso formado pelos personagens Dália (Leona Cavali), Bernardinho (Thiago Mendonça) e Heraldo (Alexandre Slaviero). A Globo foi acusada abertamente de incitar o preconceito contra evangélicos.
Na nota enviada à Folha Online, a Record informa que “procurou ouvir as partes envolvidas na polêmica, ou seja, levou ao ar a visão de contestação dos evangélicos, opiniões de especialistas em várias áreas, trechos do texto pertinente ao assunto publicado no blog do autor da novela e divulgou a versão da Globo”.
Ao reagir à reportagem da Record, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, disse que a novela “Duas Caras” é uma ficção, lembrando que “chute na santa, campanha para acabar com as festas de São João etc., isto, sim, é coisa da vida real”.
Segundo a Record, o “Domingo Espetacular” registrou a maior audiência desde a estréia da atração em abril de 2004. Com pico de 20 pontos, média de 15 e “share” (participação no total de TVs ligadas) de 24%, o programa, apresentado por Paulo Henrique Amorim, Janine Borba e Tina Roma, ficou em segundo lugar no ranking da audiência.
Confira a íntegra da nota da Record:
O programa Domingo Espetacular do dia 16/03, exibiu uma reportagem que repercutia a notícia publicada pela Revista Veja desta semana. Na reportagem “Fogueira Santa”, o jornalista Marcelo Marthe relatou os acontecimentos referentes ao comportamento de uma personagem evangélica em uma das tramas da Rede Globo.
O Domingo Espetacular abordou a questão de forma neutra e imparcial. Procurou ouvir as partes envolvidas na polêmica, ou seja, levou ao ar a visão de contestação dos evangélicos, opiniões de especialistas em várias áreas, trechos do texto pertinente ao assunto publicado no blog do autor da novela e divulgou a versão da Globo.
São Paulo, 17 de março de 2008.
Central Record de Comunicação
Fonte: Folha Online