A Federação Argentina de Igrejas Evangélicas, sete igrejas evangélicas e a Diocese Católica de Gualeguaychú, Entre Rios, emitiram carta pastoral às comunidades de fé vinculadas ao Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e à Igreja Católica conclamando-as à defesa do meio ambiente.

A carta pastoral surgiu na reunião convocada pelo CLAI, dia 12 de junho, quando os representantes das igrejas escutaram depoimentos de pessoas envolvidas e que serão atingidas pela instalação da fábrica de celulose em Fray Bentos, no Uruguai.

Os religiosos destacam, na carta, que o importante, na atualidade, é a defesa do meio ambiente, ameaçado não só pela instalação das “papeleiras”, mas também pela monocultura da soja, pela posse da terra nas mãos de estrangeiros, pelo uso indiscriminado da água, pela mineração a céu aberto. “Todos esses temas são parte do mesmo problema: o ganho econômico a qualquer preço”, apontam.

A carta pastoral frisa a unidade das duas nações, a Argentina e o Uruguai, que têm em comum uma história de irmandade e de lutas. “Essa certeza deve afiançar nossa convivência acima dos conflitos. Capitais multinacionais, sem amor por estas terras e seus povos, geram a situação de confronto que hoje nos preocupa”, sublinha.

Em outro parágrafo, a carta pastoral exortam a ter uma atitude responsável e austera no uso de todos os recursos naturais e pede aos meios de comunicação que sejam objetivos na difusão de informações e que contribuam, de modo especial, para a paz e o entendimento entre argentinos e uruguaios.

“Conflitos como o que nos afeta podem levar-nos facilmente à desesperança e, com isso, conduzir-nos à fragmentação, dispersando assim os esforços pela busca de ‘novos céus e nova terra onde habite a justiça’”.

As igrejas que assinam a carta pastoral têm congregações nas duas margens do rio Uruguai, limite natural entre a Argentina e o Uruguai. São elas: a Igreja Evangélica do Rio da Prata, a Igreja Evangélica Congregacional, a Igreja Evangélica Metodista Argentina, a Igreja Metodista do Uruguai, a Igreja Evangélica Valdense do Rio da Prata, a Diocese de Gualeguaychú, a Igreja Cristã Bíblica, a Federação Argentina de Igrejas Evangélicas e Igrejas Reformadas da Argentina.

Fonte: ALC