Pense Nisso

“As Sete Palavras” da Cruz, o sermão supremo de Jesus

Por Dr. Pablo Martínez

As passagens bíblicas mais lidas durante a Semana Santa são, obviamente, os relatos da crucificação. Lembramos os sofrimentos de Jesus – sua paixão -, celebramos sua vitória sobre o pecado – nossa salvação – e somos movidos a adorar.

E assim cantamos, profundamente comovidos e nossos corações transbordando de gratidão, “Quando eu examino a cruz maravilhosa”, “Sagrada Cabeça Ferida Ferida” e outros hinos semelhantes de grande profundidade espiritual e teológica.

Durante as horas que ele passou pregado na cruz, o Senhor falou sete vezes, e essas memoráveis ​​declarações da cruz passaram a ser conhecidas como “As sete palavras” .

Essas foram suas últimas palavras. Em sete breves declarações, Jesus proclamou o sermão mais profundo que já foi pregado, uma bela sinopse do evangelho. Nessas palavras, temos um resumo do caráter extraordinário de nosso Senhor e do plano de Deus para a humanidade. O “Sermão das Sete Palavras” inspirou inúmeros sermões e escritos ao longo dos séculos.

JS Bach oferece-nos uma interpretação profundamente comovente do espírito sublime deste texto bíblico em sua Paixão de São Mateus. No século XVIII, J. Haydn compôs, por encomenda, uma obra muito apreciada sobre As Sete Palavras, na qual também colocou esta passagem inesquecível para a música.

Nesta meditação para a Semana Santa, gostaria de compartilhar apenas um aspecto das “Sete Palavras” que, quando o descobri, deixou uma impressão indelével em mim. Estou me referindo ao conteúdo dessas palavras, é claro, mas em particular à ordem em que são pronunciadas; à primeira vista, a ordem pode parecer arbitrária, mas um estudo mais atento mostra que a maneira como são ordenadas é profundamente significativa, pois reflete as prioridades do Senhor e é um reflexo verdadeiramente belo do caráter e do coração do caráter e do coração do Bom Pastor.

Em minha opinião, é na cruz que o caráter de Cristo atinge seu maior esplendor. Durante as horas de escuridão mais profunda, suas palavras brilham como ouro radiante. Sondar as profundezas destas “Sete Palavras” de Jesus não só me ajudou a amá-lo mais, mas também, ao longo dos anos, moldou a forma como me aproximo das outras pessoas, em particular das que sofrem.

O coração pastoral de Jesus na cruz

A sensibilidade de Jesus para com o próximo, seu amor e preocupação por aqueles que estavam com ele, atingem um clímax de apoteose nessas breves declarações. A reação mais natural nas horas que antecederam a execução de uma sentença de morte é que a pessoa se torna completamente focada em si mesma, em seus próprios pensamentos e emoções, afastando-se daqueles ao seu redor em um processo perfeitamente lógico e compreensível de auto-absorção. Mesmo quando se trata de uma morte decorrente de doença terminal, todos entendemos que a mente do moribundo não está centrada nos outros, nos que o acompanham, mas em si mesmo.

Na cruz, o que acontece é exatamente o contrário: Jesus está alheio a si mesmo e às suas próprias necessidades (que ele expressará somente depois) e ele focaliza sua atenção naqueles que estão com ele, sejam eles seus inimigos – aqueles que estão torturando ele-, dois indivíduos desconhecidos -os dois homens sendo crucificados com ele- ou alguém tão próximo a ele como sua própria mãe. Em cada caso, as palavras que ele pronuncia são exatamente aquelas que essas pessoas precisam ouvir. O Senhor fala a cada indivíduo de acordo com sua necessidade mais profunda, assim como foi profetizado que faria 400 anos antes: “O Soberano Senhor me deu uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustenta os cansados” (Is. 50: 4)

Nunca ninguém demonstrou tanto amor na hora de sua morte, nunca alguém falou com um coração tão pastoral. Mas o Bom Pastor (João 10: 7.21), o Príncipe dos Pastores (1 Pedro 5: 4) morreu pastoreando suas ovelhas. As palavras de Jesus na cruz são um tesouro no qual se condensam a essência da sua natureza divina e a do próprio Evangelho: o seu amor profundo por cada um, sem exceção, a sua sensibilidade primorosa para com os que sofrem, a sua sabedoria em falando com cada um de acordo com sua necessidade particular. Nas três primeiras “palavras” Jesus mostra uma intensa preocupação por aqueles que estavam mais próximos dele, todos aqueles que, naquele momento de grande angústia e dor, ele considerou como seu “próximo”. Cada um recebeu a palavra de que mais precisava:

Palavras de perdão para seus inimigos

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34).

Jesus morre perdoando. Todo o ato salvífico da crucificação foi de fato um símbolo do perdão divino. (João 3: 14-15). Mas era apropriado tornar esse perdão explícito com palavras claras e ressonantes e com a força emocional e autoridade espiritual que ele lhes dá.

Quando ele grita “Pai, perdoa-lhes”, Jesus expressa o próprio significado de ter vindo a este mundo. Na verdade, seu próprio nome “Jesus” significa “ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21). O pedido de perdão não era apenas para os responsáveis ​​diretos pela humilhação a que estava sujeito, mas para todo ser humano (como deixa claro o belo poema que encontramos em Isaías 53).

Na cruz, Jesus nos ensina que o perdão, ao contrário da reconciliação, pode ser unilateral e não requer o envolvimento de ambas as partes. Posso, e devo, perdoar meu ofensor, mesmo que ele não tenha pedido meu perdão. Estêvão, sob a chuva de pedras que estava acabando com sua vida, foi o primeiro dos seguidores de Jesus a seguir o exemplo de seu Senhor e Mestre (Atos 7:60). Também somos chamados a fazer o mesmo.

Palavras de salvação para o ladrão na cruz

“Em verdade vos digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:43).

Jesus morreu na companhia de dois indivíduos anônimos. Esses dois homens provavelmente nunca antes haviam trocado palavras com o Senhor. A história é bem conhecida: às portas da morte, um deles é dominado pelo temor de Deus e diz a Jesus: «Lembra-te de mim quando entrares no teu reino» (Lc 23,42). A resposta de Jesus é tão clara quanto imediata. Jesus deu a este homem o que ele mais precisava naquele momento: a esperança, a esperança que nasce da salvação em Cristo e que seria para ele um “grande encorajamento” (Hebreus 6: 8) nas horas aparentemente intermináveis ​​de tortura que se seguiria.

Aliás, a atitude de Jesus, tão cheia de compaixão, nos lembra que é possível ser salvo in extremis, quando o nome do Senhor é invocado de todo o coração, do fundo da alma e com verdadeira humildade, como foi o caso com o ladrão na cruz.

Palavras de proteção para sua mãe

“Quando Jesus viu a sua mãe ali … disse ao discípulo (João): Aqui está a tua mãe. E desde então este discípulo a acolheu em sua casa 19: 26-27).

É significativo que estas palavras finais que Jesus pronuncia sobre a preocupação e o cuidado por outro ser humano sejam dirigidas à sua mãe. É o resumo final de uma vida que foi gasta inteiramente para outras pessoas e em servi-las de todas as maneiras possíveis. Jesus não podia esquecer sua mãe neste momento de dor dilacerante por ela; o coração de Maria estava dilacerado pela agonia de seu filho, ela estava desolada diante de um fim tão trágico para sua vida. Além do mais, Maria era quase certamente uma viúva nessa fase, e como resultado ela teria ficado na miséria. Mas o Senhor, o bom pastor por excelência, não negligenciou o seu dever de “honrar o pai e a mãe” (Mt 19,19).

Quão divino e, ao mesmo tempo, quão humano! Esta é a espiritualidade expressa como uma profunda preocupação com as questões humanas. Neste ato final de amor, Jesus nos lembra que a verdadeira espiritualidade sempre nos torna mais humanos, não menos. A primeira evidência de que realmente amamos a Deus (isso nos lembra o que o próprio João disse em suas cartas) é que amamos o irmão que ele colocou ao nosso lado, e o trabalho do pastor começa em sua própria casa. É por isso que Jesus confia o cuidado da sua mãe ao seu amigo e discípulo amado, o sensível e meigo João, aquele que “se reclinou ao lado de Jesus” (Jo 13,23). João imediatamente atendeu a este pedido e “daquele momento em diante, este discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:27).

Suas próprias necessidades, no final. “Mais tarde … Jesus disse …”

“Tenho sede” (João 19:28) 

“Meu Deus, meu Deus, por que você me abandonou?” (Mateus 27:46)

Quão significativa é a expressão que João acrescenta ao relato: “Mais tarde, sabendo que agora tudo estava completo …” (João 19:28). Até agora vimos como, mesmo em sua agonia final, Jesus se entregou e serviu, como pensava nos outros antes de si mesmo, como procurava atender às necessidades do próximo, quer espirituais (salvação e perdão), quer humanas e materiais (a proteção de sua mãe viúva). Só depois de tudo isso concluído, isto é após a plena manifestação de seu coração pastoral, ele deu voz às suas próprias necessidades:

– Físico : “Tenho sede”.

– Emocional e espiritual : “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”. A solidão de Jesus e o sentimento de seu Pai se separar constituem seu sofrimento mais intenso. Não pode haver inferno pior do que a separação de Deus. Jesus sabia que esse momento chegaria inevitavelmente (havia sido profetizado no Salmo 22) porque o Pai não pode ter nada a ver com o pecado que seu Filho está carregando em seu corpo neste ato de sacrifício vicário.

O maior sermão que já foi pregado termina com uma declaração que expressa serenidade, confiança e esperança:

“Pai em tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46)

Todo filho de Deus pode ter essa mesma confiança ao se aproximar do momento de sua morte, a certeza de que nosso espírito passa para as mãos de seu amoroso Pai celestial, que nos receberá com alegria em sua glória. Isso só é possível porque Jesus Cristo concluiu seu sermão na cruz com a sétima e última declaração, aquela que selou todo o evento: “Está consumado” (João 19:30).

Aqueles de nós que amamos este belo Jesus Cristo, o modelo supremo do coração de um pastor, juntamo-nos ao coro celestial dos remidos para cantar: ” Aleluia, porque o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso reina” (Apocalipse 19: 6). Esta é a verdadeira alegria da Semana Santa.

*Publicado originalmente em: Evangelical Focus – Mind and Heart – “As Sete Palavras” da Cruz, o sermão supremo de Jesus

Clie

O Dr. Pablo Martinez é médico e psiquiatra que trabalha em Barcelona, ​​Espanha. Ele desenvolveu um amplo ministério como conferencista, conselheiro e palestrante itinerante. Ele tem ensinado a Bíblia em mais de 30 países na Europa e na América. Pablo foi presidente da GBU na Espanha (IFES) por oito anos. Ele presidiu a Aliança Evangélica Espanhola por dez anos (1999-2009). Martínez foi membro do Comitê Executivo da International Christian Medical and Dental Association (ICMDA) por 20 anos (1986-2006). Estudou Psicologia Pastoral no Seminário Teológico Espanhol. Martínez foi um dos membros fundadores do London Institute for Contemporary Christianity, onde atuou como membro do Comitê por oito anos. Ele é atualmente um dos líderes da European Christian Counselors Network, um órgão vinculado ao European Leadership Forum, no qual Martínez atua como membro do comitê gestor. Ele também é membro da Equipe de Autorização da European Evangelical Alliance. Martínez é autor de três livros amplamente lidos: – Praying with the grain: How Your Personality Affects the Way You Pray, Monarch Books (Oxford UK &Grand Rapids, Michigan), 2012, agora publicado em quatorze idiomas. – Tracing the Rainbow: Walking through Loss and Bereavement, Authentic Media / Spring Harvest, 2004 – A Thorn in the Flesh: Finding strength and hope amid suffering, Inter Varsity Press, Inglaterra, 2007. Seu último texto é uma contribuição para “Why I am not an atheist: facing the inadequacies of unbelief (Editado por DJ Randall, Christian Focus Publications, Scotland, 2013). Pablo é casado com Marta, também médica.