Cinco mil católicos carismáticos, segundo a organização do evento, tomaram conta das ruas do Centro do Recife, ontem à tarde, para um caminhada em louvor a Jesus Cristo.

Um trio elétrico fez a multidão cantar e dançar por quase dois quilômetros, da Rua Princesa Isabel, na Boa Vista, até a o Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.

Na concentração, às 15h, no Parque 13 de Maio, os participantes ficaram um minuto em silêncio para pedir proteção aos jovens rebeldes e viciados em droga. O Movimento de Renovação Carismática Católica, ligado à Arquidiocese de Olinda e Recife, coordenou a reunião religiosa. O louvor continuou até a noite, num palanque montado no Pátio do Carmo, animado pela Banda Carismática São Francisco e outras atrações do gênero.

“É uma marcha de evangelização da juventude”, diz a coordenadora do movimento, Eliane Cavalcanti. “Ontem (sábado) foi o Dia da Juventude e por isso escolhemos esse tema.” A Renovação Carismática, que conta com 220 grupos no Grande Recife, teve início há 33 anos em Pernambuco. O movimento se originou, segundo Eliane, na Universidade de Duquese (EUA), 40 anos atrás. O nome carismático se refere aos carismas, como são chamados os dons do Espírito Santo.

Comparados aos evangélicos, pela eloqüência com que conduzem os hinos de louvor, os carismáticos costumam agitar os braços enquanto dançam e cantam. A dona de casa Andrea Karla dos Santos, 25 anos, não parava de se balançar. Acompanhada da filha Vanessa, 9, e da tia Maria Lucia da Silva, 55, ela saiu de São Lourenço da Mata, para acompanhar a marcha.

Fonte: JC Online