Os principais líderes da Igreja Católica e Evangélica firmaram compromisso, ontem, no Palácio La Moneda, na capital, com a presidenta Michelle Bachelet, assumindo papel ativo na prevenção do consumo de drogas.

O acordo implica trabalho nas 13 regiões do país e representa um sinal da capacidade das igrejas de reunir esforços diante de temas relevantes para a cidadania.

Fruto de um processo prévio de aproximação, diálogo e trabalho tanto com a Igreja Católica como a Evangélica durante os últimos anos, este compromisso estabelece a difusão e a aplicação de programas de prevenção às drogas do Conselho Nacional para o Controle de Entorpecentes (CONACE) para a família, os jovens e a comunidade em diocese, paróquias e templos do país.

As entidades que aderiram ao compromisso de prevenção às drogas são a Conferência Episcopal do Chile, a Pastoral Nacional de Álcool e Drogas (PANAD), os Vicariados Episcopais da Esperança Jovem, para a Família, da Educação e para a Pastoral Universitária.

Também assinaram este compromisso a Mesa Ampliada da União Nacional Evangélica (UNE – Chile), a União Nacional de Igrejas Evangélicas do Chile (UNIECH), o Serviço Evangélico para o Desenvolvimento (SEPADE), a Fundação EFAD da Área Pastoral Social da Conferência Episcopal do Chile e a Sociedade Bíblica do Chile.

A presidenta Bachelet dirigiu a cerimônia de assinatura do acordo acompanhada do arcebispo de Santiago, cardeal Francisco Javier Errázuriz, do presidente do Comitê Executivo da Mesa Ampliada da UNE – Chile, bispo Emiliano Soto, do presidente da UNIECH, bispo Bernardo Cartes Venegas, e da secretária executiva do CONACE, María Teresa Chadwick.

O acordo prevê a implantação do programa “Prevenir em Família”, do programa “Enfoca-te”, para os jovens. As duas propostas prevêem uma dimensão espiritual para fortalecer as famílias como fator central da prevenção, e possibilita aos jovens a oportunidade de atuarem como construtores do futuro, gerando instâncias para recuperar criativamente os espaços públicos locais, em 140 municípios do país.

Fonte: ALC